Conferência: Tendências atuais da cultura digital: terabytes, redes sociais e mobilidade
Local: Sesc Avenida Paulista
Palestrante: Lucia Santaella
Professora titular da PUCSP, diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais da PUCSP/CIMID e coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, Lúcia é uma pesquisadora incansável. No total, realizou 12 estágios de pós-doutorado no exterior e já obteve oito bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq. Ajudou na implantação dos cursos de graduação em Jornalismo, do curso de Publicidade e do curso multidisciplinar em Tecnologia e Mídias Digitais na PUC paulista. É autora de diversos livros, como “O que é Semiótica” (1983, Brasiliense, 12a. ed. 1994, e várias reimpressões); “Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal” (2001, Fapesp/Iluminuras) escolhido Prêmio Jabuti 2002; “Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura” (2003, Paulus, 2a. ed. 2004); “Por que as comunicações e as artes estão convergindo?” (2005, Paulus). Para saber mais sobre a palestrante, acesse http://pucsp.br/~lbraga.
A conferência Tendências atuais da cultura digital: terabytes, redes sociais e mobilidade faz parte do Ciclo Era Digital - A sociedade em rede e as transformações do mundo contemporâneo, que tem como proposta reunir os principais estudiosos da Itália, França, Espanha, Canadá e Brasil, para apresentar e debater com profissionais, acadêmicos, pesquisadores, executivos, lideranças sociais e com o público em geral, de forma interativa e acessível, as profundas mudanças pelas quais estamos sendo impactados em conseqüência da difusão das novas tecnologias comunicativas digitais. Nesta conferência, a palestrante abordou os seguintes assuntos:
1- 5 gerações de tecnologia da linguagemSantaella distingui cinco gerações tecnológicas:
1 - as Tecnologias do reprodutível, trazidas pela linguagem eletromecânica (jornal, fotografia,cinema);
2 - as Tecnologias da difusão, introduzidas pela revolução eletro-eletrônica (rádio e TV);
3 - as Tecnologias do disponível, próprias da cultura das mídias (walk-man, gravadores de vídeo, xerox, iPods);
4 - as Tecnologias do acesso ou da inteligência, a partir da revolução digital, e, mais recentemente,
5 – as Tecnologias da conexão contínua com “desprendimento das âncoras geográficas e trazendo interfaces amigáveis em dispositivos móveis num caráter multitarefa”.
Fontes:http://www.cicloeradigital.com.br/http://cicloeradigital.blogspot.com/http://www.aberje.com.br http://sergiocampelo.blogspot.com/