A
formação de Ilustração no Brasil tem sua origem no ensino do desenho artístico
e artes plásticas. Muitas escolas não aprofundam questões próprias da área da
ilustração, não refletem sobre dimensões que envolvem a linguagem da ilustração
e nem seu papel como meio de comunicação. O resultado disso é uma formação
inconsistente, e mais, uma geração de ilustradores sem base sólida, que sequer
conseguem defender, seu papel no mercado. No Brasil a atividade é mal
repensada, não há por parte de muitos ilustradores brasileiros uma necessidade
de discutir a ilustração com uma profundidade mais teórica. Os diálogos ficam
no nível técnico e artístico, não entra para um nível conceitual, o que faz com
que a ilustração, não seja vista em sua complexidade e lugar merecido, por
outro lado, algum que ao entrar no nível acadêmico abandonam a pratica e reduz
sua atuação no mercado. Assim, podemos encontrar níveis de atuação com
ilustração: o nível de ilustração artesã, amadora, semiprofissional, profissional
e acadêmica.
a) Ilustração-artesã: é aquele nível onde o ilustrador/a atua de
modo prático e defende a ideia de “dom” para desenhar. Para este, a ilustração
se resume em técnicas próprias, principalmente, a técnica que ele ou ela domina
ou sabe. Na Ilustração-artesã, o sujeito não se interessa por estudos, seu
método é acerto e erro pela pratica. Na
verdade sua atuação reduz à ilustração ao seu “dom” de desenhar.
b) Ilustração-amadora: está um pouco à frente da Ilustração-artesã,
pois, o amador/a apresenta interesse de aprender outras técnicas, porém por
meio de autodidatismo. No nível amador, o ilustrador/a torna-se consumidor de
livros e revistas de técnicas de desenho e pintura, além dos tutoriais que
encontram na internet. Sua atuação no mercado não é tão limitada como a do
ilustrador artesão, mas, perde-se com uma visão tecnicista, a noção do quanto o
trabalho de ilustração vai além do mero produto técnico e artístico.
c) Ilustração-semiprofissional: Neste nível, o trabalho com ilustração
apresenta preocupação tanto com aspectos técnico-artísticos quanto com aspectos
conceituais ou de comunicação. Neste nível o ilustrador/a procura se atentar
com a mensagem que sua ilustração pode ou não representar. Já tem um dialogo
pra além da técnica, se preocupa com o público e com a comunicação da mensagem
de seu cliente.
d) Ilustração-profissional: Este nível, o trabalho com ilustração
apresenta preocupação tanto com aspectos técnicos quanto com aspectos
conceituais, quanto a outras funções que uma ilustração pode impactar dentro de
um projeto como um todo. Neste nível o
ilustrador/a sabe que seu papel vai além da produção de artes ou textos
visuais. O sujeito se atentar com o impacto social econômico e cultural que uma
ilustração pode exercer. Por exemplo, numa ilustração publicitaria, a
ilustração além de representar os conceitos de um produto ou serviço, também, pode
apelar retoricamente aos desejos do publico; como os “apetites appeals” de sorvetes, chocolates, sucos e outros produtos
e serviços.
Exemplo:
Apetite appeal - picolés refrescantes
(o termo técnico, apetite appeal significa apelo à fome)
A
ilustração pode seguimentar um produto ou serviço; quando com uso de
personagens um produto é direcionado para o público infantil ou outro
público. A ilustração como linguagem, pode
modular um projeto de comunicação; quando num panfleto informativo sobre saúde
ilustra personagens ou usa linguagens como quadrinhos, infográficos em direção
a um determinado gênero, faixa etária ou sujeito com aspectos cognitivos delimitados.
a) Ilustração-acadêmica: é aquela que se limita ao discurso teórico
sobre ilustração. Neste nível a pratica não é tão importante, mas, sim a
reflexão sobre a ilustração sobre o viés de diversas disciplinas e perspectivas
teóricas. Disciplinas como: Teoria da imagem, Semiótica, Historia das artes, Linguagem
Visual, Psicologia Gestalt, Antropologia visual, Estética, Gramatica visual, Teoria
das cores, Sociologia do consumo e da arte, Linguística e outras mais, podem
auxiliar o ilustrador a compreender, qualificar e melhorar sua área de atuação.
Como
podemos ver existe vários níveis de atuação com ilustração: o nível de
ilustração artesã, amadora, semiprofissional, profissional e acadêmica. Não temos interesse pelo nível da ilustração-artesã. Buscaremos uma
orientação para o nível profissional, mas, nada impede o estudante de iniciar
na carreira pelo nível amador e durante o decorrer do tempo alcançar o
profissional. Então, prepare um pequeno portfolio e boa sorte!
Por: Marcio Ferreira de Araujo Miyazato é professor da Formação Profissional de Ilustração na Fundação Bradesco - Osasco.